Pular para o conteúdo

Aplicativos para empresas. Como utilizá-los a favor da sua marca.

Acredite, o Brasil está em segundo lugar no ranking dos países onde a população fica mais tempo em apps, perdendo apenas para a Indonésia.* Os aplicativos fazem parte do dia a dia dos brasileiros. Das redes sociais ao envio de mensagens, do pedido de comida a escolha do melhor caminho no trânsito, resolvemos nossa vida através de aplicativos, chegando a utilizá-los por um período de até 5 horas por dia. Você já pensou em fazer parte dessas 5 horas de atenção?

Por Alexandra Kavouras
Sócia e Criativa na Olá Comunica
29 janeiro de 2023

Você pode achar que ter um aplicativo está fora do seu alcance, mas existem várias soluções para vários tamanhos de empresas.
O importante é o aplicativo trazer a solução para uma necessidade, e uma boa experiência para o usuário. Assim, naturalmente o usuário irá usar e divulgar. É como diz o ditado: usuário feliz, vida feliz.

E tem mais! Em 2023, o aprofundamento da capacidade de personalização dos aplicativos e a implementação do 5G, alimentarão o crescimento contínuo do tempo gasto pelas pessoas em apps. **
Faça parte dessa tendência.

Vamos em frente para mostrar como o uso de um aplicativo pode gerar valor para a sua marca, ajudando seu negócio a conquistar cada vez mais clientes. Confira!

Quais são os tipos de aplicativos para divulgação de produtos e serviços?

Quando falamos de aplicativos personalizáveis que atendam a uma demanda de consumo ou forneçam uma melhora de um serviço, falamos de aplicativos híbridos ou aplicações web (web apps).

O que é um aplicativo híbrido?

Um aplicativo híbrido é desenvolvido para funcionar em várias plataformas distintas, ou seja, é reconhecido por mais de um sistema operacional. Ele pode ser disponibilizado para compra e/ou download em diversas lojas, como é o caso do Netflix e do Uber, por exemplo, que podem ser baixados no Android, no Windows ou no iOS.

O que é uma aplicação web ou web app?

A aplicação web ou web app é um aplicativo executado diretamente em um navegador de internet, podendo ser acessado por qualquer usuário, tanto em dispositivo mobile como em desktop, sem a necessidade de instalação.

As plataformas de e-commerce, as Redes Sociais, o iFood, o DropBox, todos esses se enquadram neste perfil.

Podemos instalar uma aplicação web dentro de um site também, utilizando-o como uma “ferramenta” que traz uma solução.
Um bom exemplo é o uso do “Provador Virtual” para saber qual tamanho de roupa é o adequado ao seu corpo.

Exemplo do provador virtual no e-commerce Lala Dubi.
O provador é uma ferramenta disponível em uma lojas de roupas, funciona da seguinte maneira: ela recebe os dados fornecidos pelo próprio usuário/consumidor e cruza essas informações com as da modelagem das peças do e-commerce, identificando e sugerindo à pessoa o tamanho mais adequado

Veja como utilizar os aplicativos a favor da sua marca:

Facilitar o acesso do cliente à informação

Tempo é dinheiro. Ao simplificar o acesso do usuário à informação, reduzindo os atritos e valorizando o tempo que ele gasta para conclusão de uma tarefa, fazendo-o alcançar seu objetivo de forma fácil e intuitiva, sua marca faz a diferença na vida das pessoas, colaborando e se tornando mais atraente e necessária.

A fidelização do cliente

Além da boa experiência com a marca ser um fator de fidelização, manter um relacionamento próximo com o público pode gerar insights que colaboram com o crescimento do negócio.

Outro ponto é que, ao “logar”, o usuário passa dados valiosos para a empresa. Com um trabalho de inteligência adequado é possível mapear o comportamento do consumidor, desenvolvendo soluções mais adequadas ao seu real interesse.

O reconhecimento e lembrança da marca

Sua marca pode se promover muito por meio dos aplicativos. Afinal, a capacidade de personalização dos apps está cada vez maior. Tudo descreve sua marca: a identidade, o tom de voz, as experiências que proporciona e os benefícios que oferece.

Isso melhora a percepção do seu público em relação àquilo que o seu negócio oferece.

Apresentação ágil e adequada de um produto

Com um aplicativo personalizado, você pode utilizar recursos para demonstrar de forma rápida e eficiente como um produto ou serviço funciona, prendendo a atenção do público, facilitando a venda e o melhor de tudo, passando na frente da concorrência.

O ganho de credibilidade

Pensando em um ambiente on-line, passível de golpes, ter um app próprio, com sistema seguro e desenvolvido por profissionais, com certeza aumenta a credibilidade da empresa, aumentando suas possibilidades de fazer negócios.

As avaliações dos clientes também são um fator relevante para adquirir credibilidade. Afinal, se o aplicativo é bem cotado, o serviço ou o produto que a empresa oferece também deverá ser.

Exemplos de aplicativos e aplicações web

É um mundo que se abre, cheio de opções. Abaixo temos alguns exemplos de serviços distintos. Todos com excelentes soluções para o usuário:

Moda: GetWardrobe

O GetWardrobe se define como um assistente de guarda-roupas, com o qual se pode catalogar e organizar as peças que estão no armário. Assim, fica mais fácil visualizar e montar composições e não esquecer nenhum item no fundo da gaveta.

Essa aplicação, por exemplo, poderia ser de uma marca de roupas, e a própria coleção é fotografada e o usuário pode montar seus looks favoritos antes de comprar.

Outra ideia é ser um app para um Personal Stylist, onde ele ajuda os usuários a utilizar seu guarda roupa.

Educação: Aplicação web DTCOM

A DTCOM é uma empresa de educação digital, referência em seu segmento. 

A aplicação web confederações, apresentada a seguir, é um módulo dentro de um projeto maior e sua função é expor ao usuário de forma simples e lúdica, diversas Confederações de Futebol ao redor do mundo.

Aplicações web são muito úteis dentro do segmento de educação e treinamentos corporativos. Esta foi feita pela Olá Comunica.

Assistência: By my eyes

Be My Eyes foi criado para ajudar pessoas com deficiência visual ou com visão limitada. O aplicativo é composto por uma comunidade global de pessoas com deficiência visual ou com visão limitada, em conjunto com voluntários sem deficiência visual. Quando um usuário com deficiência visual ou com visão limitada solicita ajuda através do aplicativo, Be My Eyes manda uma notificação para vários voluntários.

O aplicativo funciona conectando um usuário com deficiência visual ou com visão limitada com um voluntário que consegue ver, baseado na língua que eles falam e no fuso horário. O primeiro voluntário a responder à solicitação é conectado àquele usuário específico e recebe uma transmissão de vídeo ao vivo da câmera traseira do smartphone do usuário. A conexão de áudio permite que o usuário e o voluntário resolvam a tarefa juntos.

Conclusão

Poderíamos ficar horas apresentando soluções das mais variadas e sobre diversos temas, mas precisaríamos de um post só para mostrar esses exemplos. 🙂

O importante é você perceber o poder que existe por trás de uma aplicação ou aplicativo para trazer o espectador, cliente, para sua empresa. É uma excelente ferramenta para se apresentar, se relacionar, oferecer um serviço e se destacar no mercado.

Converse conosco e veja opções para a sua empresa.