Faça a identidade visual de sua empresa ser reconhecida no Instagram.
A identidade visual é a primeira impressão. Ela traduz uma parte significativa da personalidade de uma empresa. Neste post vamos te ajudar a compreendê-la melhor e a montar um feed com a cara do seu negócio.
Sabemos que o Instagram cresce a cada dia. Com mais de 1 bilhão de usuários no mundo, essa rede social parece ter fôlego para muito mais. No Brasil são aproximadamente 66 milhões de usuários buscando entretenimento, empresas e informação.
Segundo pesquisa da Opinion Box sobre os hábitos de uso do Instagram no Brasil, 83% dos entrevistados segue alguma empresa ou marca na rede social.
Entre os 2.538 usuários entrevistados, 50% dizem já ter comprado algum produto ou contratado algum serviço que conheceu no Instagram.
Neste cenário promissor e ao mesmo tempo cheio de concorrentes, para criar uma conexão com clientes e consumidores é necessário mais do que estar bem na foto, é necessário fazer o planejamento da identidade visual de sua empresa.
Como criar a identidade visual de uma marca?
As marcas criam padrões em suas representações visuais a fim de expressarem sua personalidade e conseguirem, através da repetição desses padrões, a memorização e reconhecimento por parte de seu público.
Para criar estes padrões, trabalhamos com alguns elementos que podem variar, dependendo do segmento de atuação da empresa. Mas falando de uma forma geral podemos citar: logotipo, embalagem, cores, estilo fotográfico, tipologia utilizada, design de seus produtos, modelos de displays em uma loja etc, etc, etc.
Várias são as informações (elementos) que chegam aos olhos do espectador e contam uma história.
Montando o feed com a cara do seu negócio.
As cores são recursos marcantes na identidade de uma empresa.
Explore a cor ou as cores do seu logotipo como principais em seus posts.
Além das cores do logotipo, algumas empresas possuem uma paleta de cores secundária em sua comunicação, então combinam as cores do logo em uma proporção maior e as secundárias em uma proporção menor.
Mas o importante é pensar que sempre serão essas mesmas cores que estarão presentes em sua comunicação.
As cores no Instagram podem aparecer em detalhes dos posts, na tonalidade das fotos, em títulos, nos Destaques Instagram etc. Porém, não há necessidade de aplicar em todos os itens citados, mas escolha dois pelos menos.
Veja o exemplo do Instagram do 5º Andar. Eles optaram por aplicar a cor do logotipo em posts com cores chapadas, nos Destaques e também em detalhes sobre as imagens. Vejam que cores secundárias aparecem em detalhes, como o rosa e o verde.
Se for possível, explore enquadramentos semelhantes durante um tempo.
Por exemplo, quer apresentar fotos de uma linha de seus produtos, enquadre a imagem desses produtos a uma mesma distância da câmera, monte o mesmo tipo de cenário e repita a mesma iluminação.
Veja exemplo do Rascal (abaixo), foco no appetite appeal, na textura da comida, cores e apresentação dos alimentos provocando nossa fome, 🙂
A identidade tem formas também. Veja o exemplo da Porto Seguro: eles utilizam o grafismo de uma linha curva em vários itens de sua comunicação. Esse grafismo vem do formato da vela do logotipo.
Nestes exemplos de posts, ele aparece com um texto no meio.
A tipologia é um elemento muito bacana para se trabalhar no design de uma marca. Escolha uma ou duas tipologias que utiliza em sua comunicação para criar os títulos e texto do feed.
Existe ainda o recurso da diagramação. Podemos manter o padrão em uma sequência de postagens, deixando o feed mais organizado e profissional.
A Natura é um bom exemplo para este recurso. Ela tem uma infinidade de produtos e cada um tem suas próprias características visuais. Como colocar tudo isso em um mesmo feed? Pois é, eles conseguem. Mantém um padrão de postagens que formam “linhas” com informações diferentes.
Vejam que bacana.